domingo, 5 de dezembro de 2010

Gnocchi de Semolina com Shimeji e Alho Poró

Dia desses eu estava procurando um acompanhamento para um Magret que vamos preparar no próximo workshop "Diversão Culinária e eno-gastronômica", mas que não seguisse a tendência das guarnições adocicadas...
Pesquisando minha biblioteca acabei encontrando algumas poucas alternativas e fiz algumas adaptações que espero agradar.

Alla ricetta...


Ingredientes:
500ml de leite integral
75g de semolina grano duro
100g de alho poró picado fininho (a parte mais clarinha)
100g de shimejis frescos, bem desfiados (guardar metade para decorar depois de pré-preparado)
1 dente de alho pequeno e bem picadinho
1 cebola pequena picadinha em cubinhos
1 macinho de tomilho fresco (desfolhado - guardar um pouquinho para decorar)
Vinho branco seco qb (um tracinho de nada)
Noz moscada ralada na hora qb
Parmesão ralado grosseiramente qb (1 colher (sopa) para os gnocchi e qb para decorar)
1 colher (sopa) de manteiga - para a cebola
1/2 colher (sopa) de manteiga - para os shimejis
Azeite extra virgem de oliva qb
Sal qb
Utensílio especial:
8 forminhas de alumínio com 7cm de diâmetro por 2,5cm de altura com os fundos removíveis untadas com manteiga.

Pré-preparação do Shimeji:
Eu refogo os shimejis com meia colher de manteiga e um tracinho de vinho branco até ficarem bem macios e reservo. Veja aí a sequência do pré-preparo...

Mão na Massa:
Eu coloco uma colher de manteiga para aquecer numa panela e douro a cebola.

Imediatamente entro com o alho poró até ficar bem macio.

Adiciono o leite, mexo bem e quando começa a levantar fervura vou adicionando a semolina, pouco a pouco, em forma de chuva, mexendo vigorosamente com um batedor, para não fazer grumos.

Deixo cozinhar em fogo brando por 10 minutos. Finalmente adiciono o tomilho, noz moscada, parmesão, sal e a metade dos shimejis reservados.

Porciono imediatamente nas forminhas com a ajuda de duas colheres de sobremesa, pulverizo a superfície com água para não grudar e acomodo pressionando com os dedos de modo que fique compacto.

Reservo para esfriar.

Na hora de servir:
Eu pré aqueço o forno a 200 graus com o elemento gratinador aceso.
Desenformo com cuidado cada um deles e vou colocando numa forma antiaderente, untada com azeite ou manteiga.

Coloco um tanto de parmesão ralado sobre cada um e levo a gratinar por 5 minutos.

Retiro, adiciono alguns shimejis por cima e volto ao forno por mais 1 minutinho.

Retiro e vai direto para a montagem do prato.

O pulo do Chef:
Este prato é muito versátil e acompanha bem diversas receitas. Abaixo, por exemplo, está uma receita simples que ganha bastante sofisticação pelo acompanhamento deste Gnocchi de Semolina... o Bife Rolê - qualquer hora dessas coloco aqui a receita.
Outro ponto importante é que ele aceita diversos molhos e complementos... com eles se pode "ligar" o gnocchi com o prato principal, desde que este harmonize ou guarde alguma relação com o complemento ou molho. Por exemplo se pode fazer um Crispie de algum legume, como pupunha, alho poró, etc, bem como algum molho reduzido com balsâmico ou suco de frutas.
Finalmente, ele pode ser servido como entrada numa porção desse mesmo tamanho ou um "primo piatto", ajustando a porção... talvez dois deles, quando o jantar for composto por dois ou mais pratos,  além da entrada e sobremesa.
Esse prato tem como característica principal a suavidade... os outros sabores são os que devem prevalecer! Observe que muitos passos são feitos sem nenhuma adição de sal... o pré-preparo do shimeji, o dourar da cebola na manteiga para receber a semolina... tudo sem sal. Somente no final tem um ajuste de sal e pouco. É assim mesmo! O Parmesão é o principal portador do sal e entrega quase tudo que a receita precisa.

Porção para 8 pessoas como guarnição de prato principal ou sozinho como uma Entrada. Como "primo piatto" e dependendo do que vem a seguir, talvez precise de dois deles... reduzindo então para 4 pessoas.

Deixe aqui abaixo sua avaliação com um simples clique...
Print Friendly and PDF

Um comentário:

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!