Páginas

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Calzone de Bietola Italiana

Alla ricetta...
Ingredientes:
Massa para uma pizza (receita AQUI)
1 maço de bietola* (na falta, usar couve, folhas de taioba ou chicória), picada com a parte verde separada da parte branca (se substituir não precisa separar).
Folhas inteiras de Bietola
Folhas verdes picadas
Parte branca (talos) das folhas picadas
1 gomo de linguiça calabresa, sem pele, esmagada
1 fatia de Lardo de Colonnata* picado (na falta, usar bacon gordo)
A parte branca de um pé de cebolinha graúdo picado em rodelinhas
Cebola picada a brunoise* qb
1 dente de alho esmagado
Azeite de oliva qb
Sal qb
Ricota qb
Ovo batido para pincelar a massa
* ver Glossário

À diversão:
Eu coloco para refogar a parte branca da bietola com o dente de alho, sal e um pouco de azeite.
Noutra sartén entro com o lardo, cebola e a cebolinha...
... um tracinho de azeite se necessário, sal e vamos salteando.
Entro com a linguiça calabresa esmagada.
Misturo o conteúdo da primeira sartén e adiciono a parte verde da bietola. Deixo cozinhar até ficarem no ponto de recheio.
Abro a massa com rolo em base enfarinhada, adiciono metade do recheio de cada lado, cubro com ricota e fecho dos dois lados como asas de borboleta. Corto ao meio e costuro as extremidades de ambos. Pincelo com ovo batido e levo ao forno pré aquecido a 180 graus por 20 a 25 minutos ou até que a massa ganhe um dourado irresistível.
Bom apetite!

O pulo do Chef: Infelizmente a Bietola não é facilmente encontrada por aqui. Essas foram produzidas experimentalmente no Sítio Nova Treviso em Sousas por puro capricho pra matar saudades da infância. Sabendo disso, ingredientes alternativos estão indicados nos Ingredientes.
Igualmente o Lardo de Colonnata também é raríssimo por aqui. Também nunca encontrei para comprar. Uma única vez vi o chef José Baratino do Emiliano preparar um filé com lardo em São Paulo. Fora isso, nem sombra dele!
Outra dica importante é que no Rascal em São Paulo se pode comer um calzone como este no balcão de self. Não é feito com lardo nem com bietola, mas muito crocante e saboroso! Vale provar.
Por último, quando estiver preparando o recheio, caso uma "aguinha" insista em permanecer no fundo da panela, use um pouquinho de trigo para fazê-la desaparecer. Mas, cuidado para não exagerar. Em caso de usar, deixe cozinhar por 6 a 8 minutos para que o sabor indesejado do trigo desapareça.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!