Páginas

domingo, 25 de agosto de 2019

Camarões com Quinoa

Alla ricetta...

Ingredientes:
8 camarões grandes, limpos, com cauda
1/2 xícara de quinoa branca
1/2 cenoura picada em cubinhos
1 dentinho de alho processado com 1/4 de cebola (para a quinoa)
2 dentes de alho esmagados (para os camarões)
Noz moscada moída na hora qb
Cheiro verde qb
Folhas de salsinha para decorar qb
1 ponta de colher de manteiga
Vinho branco qb
Azeite de oliva qb
Sal qb

À diversão:
Eu tempero os camarões com sal, noz moscada ralada na hora e azeite. Massageio bem e deixo repousar por uns 20 minutos.
Nesse tempo cozinho a quinoa, exatamente como se faz com o arroz. Reservo.
Levo uma boa sartén ao fogo e deixo aquecer bem.
Entro com azeite, manteiga e os dentes de alho esmagados. Deixo dourar levemente e entro com os camarões. 
 Deixo corar de uma lado por uns 2 minutos girando a sartén.
Viro os camarões, adiciono pouco de vinho branco para criar um vapor e deixo por mais 1 ou 2 minutos.

Preparo a quinoa em 2 pratos com a ajuda de aros.
Retiro os aros e acomodo os camarões ao redor colocando pedacinhos dos alhos dourados e uma polvilhada sutil de cheiro verte. Finalmente uma folhinha de salsinha.
Para 2 pessoas.

O pulo do Chef: Eu deixo a quinoa de molho em água por 15 minutos antes de levar ao fogo. Isso facilita o crescimento. Muito cuidado para não deixar os camarões passarem do ponto de cozimento. É borrachinha na certa!

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Penne com Camarões, Shimeji, Abobrinha e Tomates

Essa receita é resultado de uma aventura das boas. Ela foi preparada no improviso num barco, navegando nas maravilhosas águas dos mares de Paraty-RJ, na companhia de grandes amigos e marinheiros super dispostos e interessados na culinária. Foi algo memorável para mim conhecer os marinheiros Leandro, Bruno e Vitor, pois eles prepararam essa receita com alguns palpites meus. Mão na massa? Só a deles. O que fiz foi apenas descascar os 3 tomates.

Alla ricetta...

Ingredientes:
500g de penne italiano (seco)
1kg de camarões médios limpos e descascados
Cascas de cabeças dos camarões
2 abobrinhas pequenas, limpas e cortadas em palitos
3 tomates maduros, firmes, descascados, sem sementes e picados em cubos
400g de cogumelos shimeji
2 dentes de alho esmagados
2 fatias de pão de forma sem casca
1 macinho de cebolinha verde, lavada e picada grosseiramente
Manteiga qb
Azeite de Oliva qb
Sal qb

À diversão:
A gente começou assim: pegamos o Cocadinha (barquinho) e fomos à peixaria comprar os camarões. Ela fica logo ali, no pescador Pontal.
O restante dos ingredientes tinha em casa, digo, no barco.
Vitor, Leandro e Bruno
Chegando, montamos uma linha de limpeza dos camarões, separando cascas e cabeças para o caldo. Deixamos o rabo por questões estéticas. 
Lavamos e picamos os legumes, removemos a parte mais dura dos talos dos cogumelos e desfolhamos os cachinhos. Preparamos o caldo e refogamos os cogumelos da seguinte maneira.
Levamos azeite e manteira ao fogo, entramos com as cascas e cabeças, salteamos, adicionamos água e sal e deixamos cozinhar por uns 30 minutos. Coamos, descartamos os sólidos e voltamos ao fogo para reduzir. Engrossamos o caldo com o pão de forma sem casca esmigalhado com as mãos. Assim que desmanchou reservamos o caldo.
Levamos água ao fogo para cozimento da massa.
Salteamos os shimejis em azeite e manteiga numa sartén e salgamos depois de retirar do fogo pra não juntar água. Reservamos.
Salteamos os camarões em sartén com azeite, manteiga e alho. Salgamos e reservamos protegidos.
Salteamos as abobrinhas e os tomates em azeite e sal.
Salgamos a água de cozimento com sal grosso no ponto "água do mar" e colocamos a massa para cozinhar vigiando sempre para não grudar. Tivemos de usar algo inadequado que foi colocar um pouco de azeite na água, pois nossa panela não cabia a quantidade de água necessária para 500g de massa, ou seja, 5 litros de água.
Com tudo preparado, conferimos o ponto de cozimento da pasta. Escorremos e acomodamos numa panela grande e levamos ao fogo. Reservamos um copo da água do cozimento para ajustar o molho.
Adicionamos os demais ingredientes reservados, molho, shimejis, abobrinhas e tomates, camarões e água do cozimento. Misturamos bem, provamos, ajustamos o sal e finalizamos com a cebolinha verde por cima.
Serve 9 a 10 porções. Bom apetite!


O pulo do Chef: Quando não temos as condições adequadas temos de improvisar e escolher o melhor. Por exemplo, para cozinhar 500g de pasta devemos usar 5 litros d´água para que não grude. Se usamos azeite na água de cozimento corremos o risco de impermeabilizar e dificultar a aderência do molho à massa. Nesse caso não tinha muito jeito, então usamos duas coisas, um pouquinho de azeite e a vigilância da massa durante o cozimento, separando os teimosos.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.

terça-feira, 6 de agosto de 2019

Arroz Frito com Camarões e Cebolinha Verde

Essa receita é resultado de uma aventura das boas. Ela foi preparada no improviso num barco, navegando nas maravilhosas águas dos mares de Paraty-RJ, na companhia de grandes amigos e o marinheiro Leandro.
Foi algo memorável para mim conhecer o Leandro e os mares calmos de Paraty - um paraíso indescritível.

Alla ricetta...


Ingredientes:
5 xícaras de arroz cozido
1 kg de camarões médios limpos e descascados
2 dentes de alho esmagados sem casca
1 macinho de cebolinha verde picado grosso
Manteiga qb
Azeite de oliva qb
Sal qb

À diversão:
Aquecemos uma panela média com azeite e manteiga. Entramos com os dentes de alho esmagados até ganharem cor. Em seguida salteamos os camarões em pequenas quantidades de ambos os lados e bem rápido, apenas até ganharem cor. Salgamos, mexemos bem e reservamos protegidos.
Na mesma panela, preservando todos os resíduos ali deixados pelos camarões, adicionamos mais um pouco de manteiga e azeite. Adicionamos o arroz cozido e deglaçamos toda a superfície da panela até que ficasse bem quente e frito.
Acomodamos numa travessa redonda e cobrimos com os camarões e a cebolinha verde.
Serve 5 a 6 pessoas.

O pulo do Chef: Essa preparação é a mais simples possível, com pouquíssimos ingredientes. Portanto, quem gostar pode adicionar alguns ingredientes ao arroz que dará sabor e sofisticação, como outras ervas frescas além da cebolinha, cubinhos de tomates, abobrinha, ervilhas, castanhas como nozes, castanha de caju, amêndoas, etc. Também se pode adicionar creme de leite, passas, etc.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.