2 toletes ou filés de salmão frescos com 90 a 100g cada
2 toletes ou filés de pescada branca frescos com 90 a 100g cada
200g de cogumelos Paris, escovados e/ou lavados e fatiados
1 colher (sopa) de alcaparras em conserva
2 xícaras (café) de quinoa mista (pode ser da branca e até substituído por arroz)
10 tomatinhos-cereja maduros e firmes, lavados e perfurados com palito
2 ponteiros frescos e lavados de sálvia
15 folhas frescas e lavadas de sálvia (prefiro as miúdas)
4 ponteiros frescos e lavados de alecrim
1 colher (sopa) de folhas frescas e lavadas de salsão bem picadas (pode ser salsinha, orégano ou tomilho frescos)
1 colher (sopa) de manteiga - para saltear os cogumelos
1/2 colher (sopa) de manteiga - para saltear os peixes
Noz moscada ralada na hora qb
Pimenta do reino branca ralada na hora qb (opcional)
1 limão siciliano (raspas e suco) qb
Azeite de Oliva qb
Sal qb
qb = quanto basta
À diversão:
Lembre-se que você tem um vídeo disponível para o preparo. Clique AQUI para ver o vídeo.
1 - A Quinoa: Eu começo por cozinhar a quinoa, que não tem nenhum segredo. Basta proceder como se cozinha um simples arroz. Um pouquinho de cebola ralada numa panela pequena, sal a gosto, com azeite de oliva ou óleo vegetal da sua preferência, um pedacinho de alho se gostar e leve ao fogo para aquecer. Juntar o dobro de água, talvez um pouquinho mais se a quinoa estiver muito desidratada. Ou seja, para 2 xícaras (café) de quinoa, 4 ou 4,5 xícaras de água quente. Espere levantar fervura, abaixe o fogo, cubra a panela parcialmente e deixe cozinhar sob vigilância. No final, ajuste a água, se necessário. Lembre-se de deixar um pouquinho úmida para descansar. Reservo para o empratamento.
Pra facilitar, você pode preparar a quinoa com antecedência, antes de iniciar o preparo do prato principal. Recomendo fazer assim, se você tiver pouca intimidade com a cozinha.
Os Toletinhos de Peixe e os Cogumelos.
2 - Dos toletes de salmão e pescada, retiro eventuais rebarbas e deixo todos com tamanho parecido. É preciso ver se os toletes de salmão estão com uma camada de gordura escura. Recomendo que seja removida com capricho, pois ela confere um sabor amargo à carne delicada do salmão.
Feito isso, tempero cuidadosamente os toletes com sal, noz moscada ralada na hora (pimenta do reino branca ralada na hora é opcional e se desejar é hora de colocar) e um pouquinho de azeite para facilitar o massageamento dos toletes. Massageio e deixo que descansem.
3 - Os Cogumelos: Levo uma frigideira antiaderente ao fogo com azeite e a colher (sopa) de manteiga, deixo derreter. Entro com os cogumelos Paris fatiados e vou salteando. Junto os demais ingredientes (tomatinhos, alecrim, sálvia e folhas de salsão picadas), misturo bem por 3 a 5 minutos no máximo. Adiciono finalmente uma ralada da casca do limão siciliano sem exageros. Salgo no final, provo e reservo.
Importante lembrar que essas quantidades são suficientes e ainda sobra um pouco.
4 - Os Peixes: Levo outra frigideira antiaderente ao fogo com azeite e manteiga, deixo derreter e aquecer bem (não deixe fumacear) e deito os toletes de peixe com carinho. Note que é possível visualizar a mudança da tonalidade de cor subindo da base da frigideira de ambos os peixes. Quando essa mudança de coloração chegar quase ao meio da espessura, é hora de virar. Faço isso com ajuda de espátulas para que não quebrem.
Não vou mencionar tempo, pois cada pessoa gosta de um ponto de cozimento. Nesse preparo busquei deixar os filés cozidos por igual, mas pessoalmente prefiro um ponto menos do que o apresentado. Entretanto, tudo que não se deve fazer é deixar passar desse ponto que apresento. Desse ponto adiante, tudo que podemos agregar ao peixe é o prejuízo na sua textura delicada e macia. Assistindo o vídeo será possível ver o tempo do cozimento e o ponto alcançado.
5 - O Empratamento: Você vai ver no vídeo que uso um formador para a quinoa (serve também para arroz, etc), mas não precisa disso. Você pode usar uma xícara untada com manteiga. Preencha a xícara e vire sobre o prato. Pronto.
Acomodo uma porção de quinoa em cada prato, acomodo dois toletes ao lado da quinoa, um de salmão e outro de pescada, levemente sobrepostos e decoro com os cogumelos, alcaparras e tomatinhos regando os ingredientes com o molho de manteiga que se formou no fundo da frigideira. Procuro os ponteiros de alecrim e de sálvia para dar destaque. Finalmente, com parcimônia, ralo um pouco da casca do limão siciliano e adiciono um pouco do suco sobre os toletes.
Você pode fazer a decoração que desejar. Deixe a criatividade fluir. Adicione outras ervas frescas como ponteiros de cebolinha japonesa, orégano fresco, etc.
Eu, particularmente, prefiro não abusar das decorações mirabolantes e gosto mais das apresentações simples. Prefiro focar na construção dos sabores!
Servir imediatamente terminado o empratamento.
Obviamente, serve 2 porções, com muito AMOR. Peço licença para recomendar um vinho branco da uva Souvignon Blanc ou um bom Espumante Brut nacional.
Bom apetite e bom jantar. Feliz Dia dos Namorados!
Deixo aqui uma última mensagem aos namorados, "roubando" os versos da música "Cê Que Sabe, Amor", dos compositores Rafael, Kauan e Pedro Netto.
"O que temos pra hoje é saudade
Mas qual de nós vai procurar
Um pretexto, um motivo pra voltar
Foi ontem mas eu já sinto vontade
Das bocas juntas e o calor
Do nosso lugarzinho de amor
Já é tarde, tá frio, é noite, eu sozinho
Minhas mãos tão comichando pra ligar
Final 1504 pra falar
Ôuo, 'cê que sabe, amor
Se a gente fica junto ou dá um tempo
Mesmo assim eu te espero, eu te espero
Ôuo, 'cê que sabe, amor
Nossa relação tem tudo pra dar certo
Nós já estamos tão perto, tão perto, coração"
O pulo do Chef:
- A você que não tem muita intimidade com a cozinha, pode até preparar a quinoa e o cogumelo com antecedência e aquecer na hora de empratar, mas por favor, não permita que a pandemia atrapalhe sua comemoração.
- Se for possível, procurem fazer um preparo compartilhado, a quatro mãos. Coloquem empenho, atenção, foco e ousem!
- Faça um teste com uma parte dos ingredientes no dia anterior. Leia novamente a receita, veja o vídeo novamente. Peça até ajuda pra minha nonna se quiser! Chame o nome dela bem baixinho e você vai ver que o socorro chega rapidinho!
Como diria minha Nonna Concchetta, "Buttate nipotino" ou seja, Atire-se, Arrisque-se. Tudo vai dar certo! Acredite!
Finalmente, dedico essa receita à minha eterna namorada Suzy!
Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.