Um frango com polenta super fácil e bem barato... Já o sabor, eu arriscaria dizer que é inigualável. Esse prato é um excelente exemplo do que gostam de dizer alguns chefes renomados: "Menos é Mais"!
Alla ricetta....
Ingredientes:
750g de coxas e sobrecoxas de frango desossadas e sem pele
3 cebolas médias picadas em cubinhos
1 colher (sopa) de Tempero de Uso Geral (clique sobre o nome para ver)
1 colher (chá) de tempero pronto Lemon Peper (opcional) 1 xícara de Polentina Quaker (polenta pré cozida)
2 xícaras de leite integral
2 xícaras de Caldo de Ave (ver abaixo)
130g de parmesão ralado
3 colheres (sopa) de manteiga
Sal qb
Azeite de oliva qb
Cheiro verde para finalizar qb
Para o Caldo de Ave:
Os ossos da desossa do frango
1 cenoura
1 cebola
1 talo de salsão
Azeite de oliva qb
2 litros d´água
À diversão:
Temperamos o frango algumas horas antes de iniciar e deixamos descansar.
O preparo do caldo é simples. Fritar os ossos do frango com azeite numa caçarola, deixar tostar bem e entrar com os legumes picados em pedaços pequenos.
Adicionar a água e deixar ferver suave por 30 ou 40 minutos. O sal entra na hora do uso depois de separar os sólidos. Levar as cebolas para fritar numa caçarola com azeite até ganharem uma tonalidade dourara e bem escura, parecendo "queimada" (obviamente, antes de tomarem gosto amargo).
Deixe escurecer o fundo da caçarola sem medo.
Entrar com os pedaços de frango, misturar bem e adicionar o caldo até cobrir o frango. Deixar cozinhar em fogo médio, tampado por aproximados 40 minutos.
Nos minutos finais, conferir a textura do frango, a quantidade do molho e o sal. Ajustar com mais tempo de cozimento de precisar amolecer, com fogo alto se precisar reduzir ou adição de sal se for o caso. Enquanto isso se prepara a polenta.
Misturar a Polentina com o leite e água numa caçarola adequada, adicionar sal e levar para cozinhar por 8 minutos mexendo sempre. Depois de cozida, adicionar a manteiga e o parmesão e mexer. Pronto.
O empratamento é igualmente bem simples. Polenta num prato fundo, frango e molho por cima e cheiro verde salpicado.
Serve 4 porções. Bom apetite!
O pulo do Chef: todo o sabor, cor e textura desse preparo vem do processo de caramelização da cebola, processo chave nessa receita. Não tenha medo de exagerar na coloração, pois é fundamental para tudo.
Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.