Páginas

sábado, 10 de abril de 2021

Crème Brûlée

Parece sofisticado e difícil de preparar essa clássica receita francesa, mas não é bem assim. Sofisticada até aceito pela sua suavidade e fama mundial, mas difícil não. Vale a pena provar!

Alla ricetta...

Ingredientes:
8 gemas
575ml de creme de leite fresco integral
1 baga de baunilha
60g de açúcar comum
100g de açúcar demerara ou cristal para gratinar

À diversão:
Coloco as gemas com o açúcar para bater numa batedeira até obter um comporto aerado, cremoso e esbranquiçado. Esse processo vai levar pelo menos 15 minutos e é muito importante para a cremosidade do produto final.
Corto uma baga de baunilha ao meio, raspo o interior com a ponta da faca, misturo no creme de leite colocado numa panela. Coloco também a casca da baga para aproveitar todo seu poder de saborizar.
Levo ao fogo brando para ferver por uns 5 minutos controlando e mexendo para não entrar e forte ebulição. Retiro a casca da baga e descarto.
Com a batedeira ligada na velocidade mínima vou incorporando parte do creme de leite quente.
Transfiro essa mistura de volta para a panela e deixo no fogo até engrossar mexendo sem parar. Quando levantar fervura, as gemas já estarão cozidas e está pronto.
Coloco o creme nos recipientes dividindo a quantidade entre todos eles em partes iguais. Levo à geladeira por pelo menos 2 horas.
Na hora de servir, retiro da geladeira, polvilho com uma boa camada de açúcar demerara e caramelizo com um maçarico a gas até obter uma superfície morena e transparente.

Sirvo em seguida. Para 6 porções.

O pulo do Chef: O passo mais importante dessa receita é quando as gemas estão sendo emulsionadas com o açúcar. O tempo de batimento é vital para dar a cremosidade desejada. Além disso, o desagradável gosto e cheiro de ovo são eliminados pela oxigenação do processo mecânico e definitivamente transportados para um mundo distante. Não fica nada, absolutamente nada!
Segunda dica é no processo de caramelização... alguns chamam de "queima" do açúcar. A chama do maçarico precisa ficar numa distância correta da superfície, caso contrário vai queimar mesmo (sem aspas). Além da distância é necessário prestar atenção ao tempo que a chama passa por cada uma das partes... de nada adianta ficar dançando com ela sobre a superfície... melhor movimentar lentamente deixando o caramelo no ponto certo e assim cobrindo toda ela.

Deixe sua avaliação aí abaixo com um simples click...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!