Aí está uma versão do clássico Yakissoba com Camarões. Esse prato apresenta grande versatilidade, podendo ser preparado com recheio de carne bovina, suína, frango e até uma versão vegetariana com recheio de cogumelos, etc.
Alla ricetta...
120g de macarrão para yakissoba
200g de camarões médios limpos
1 colher (sopa) de óleo de gergelim (para o preparo geral)
1 colher (sopa) de óleo de gergelim (para saltear os camarões)
1 colher (sopa) de óleo de gergelim (para fritar o macarrão)
1 xícara de flores de brócolis
1 xícara de cenoura fatiada na diagonal
1 xícara de flores de couve-flor
150g de acelga picada
Cebolinha verde picada grande qb
Sal qb (uso com muita parcimônia)
1 colher (sopa) de óleo de gergelim
½ cebola ralada finamente
½ xícara (chá) de shoyu
1 colher (sopa) de maisena (dissolvida em 3/4 de xícara d´água)
1 pedaço pequeno (2 a 3 cm) de gengibre ralado finamente
1 envelope de hondashi (3g)
Aji no moto qb
Pré Preparo:
1 – Legumes: Fazer o pré-cozimento em vapor dos legumes acomodando cada um deles em sacos plásticos com ½ xícara (café), levando ao micro ondas por: (i) cenoura 2 minutos, (ii) brócolis 3 minutos, (iii) couve-flor 4 minutos). Retirar, salgar levemente e reservar.
2 - Molho: Numa panela média entrar com o óleo de gergelim e refogar a cebola ralada. Adicionar o gengibre e mexer bem. Dissolver a maisena em 3/4 de xícara de água e acrescentar. Juntar o shoyu e misturar bem. Salpicar aji no moto e o hondashi. Misturar bem. Cozinhar até engrossar e ajustar a textura com água, se necessário. Reservar num recipiente.
PREPARAÇÃO:
Numa sartén, aquecer o óleo de gergelim e tostar rapidamente o macarrão.
Na mesma sartén que tostou o macarrão, saltear agora rapidamente (não mais que 3 minutos) os camarões com óleo de gergelim bem quente.
Retirar e salgar levemente. Reservar.
Ainda na mesma sartén, em fogo alto, entrar com outra parte do óleo de gergelim e entrar com os demais legumes (cenoura, brócolis e couve flor).
Juntar um tanto de molho, agora em fogo médio, deixar cozinhar até os legumes ficarem macios e avaliar a textura (se necessário, ainda é possível ajustar a textura colocando um pouquinho d´água).
Adicionar mais molho se necessário, mas não precisa ser todo.
Voltar com os camarões reservados, misturar bem e entrar com a acelga.
Misturar e deixar murchar um pouquinho.
Acomodar o macarrão tostado em 2 pratos (ou numa única travessa) e colocar por cima os ingredientes com o molho sobre a massa.
Adicionar a cebolinha verde por cima de tudo.
Serve 2 porções. Bom apetite!
O pulo do Chef: Não é necessário colocar todo o molho e ele pode ser guardado sob refrigeração por alguns dias e usado em outros preparos. Se você faz com frequência pode até preparar em dobro e assim facilitar sua vida.
Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!