Páginas

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Moqueca Ítalo Brasileira

Tradicionalmente as moquecas são preparadas de uma só vez, montando tudo numa panela de barro e levada ao fogo. Também costuma conter pimentões vermelhos, verdes e amarelos entre outros ingredientes.


Resolvi chamar essa preparação de Moqueca Ítalo Brasileira porque foi preparada em duas etapas (que podem ser uma seguida da outra ou com interrupção entre as elas), além da base ser preparada com o famosíssimo trio Salsão, Cebola e Cenoura. Os cogumelos também não fazem parte da clássica receita. Portanto, trata-se de uma fusão entre as cozinhas italiana e brasileira. Espero que gostem!

Alla ricetta...
Ingredientes:
750g de peixes brancos (Pescadinha Branca, Olho de Cão e  Cação) frescos
150g de camarões médios, limpos, sem cascas, cabeças e caudas
1 cenoura ralada fina
1 cebola bem picada
2 talos de salsão picados
2 tomates maduros, firmes, descascados, picados em cubos
3 colheres (sopa) de talos de coentro picados
Cebolinha verde graúda fatiada em anéis qb
Noz moscada ralada na hora

1 pitada de Old Bay (*) (opcional)
200ml de leite de côco

3 colheres (sopa) de azeite de dendê
200g de cogumelos Paris miúdos, lavados, inteiros
Azeite de Oliva qb
Manteiga qb
Sal qb

1 porção de arroz branco (ou a seu gosto) para acompanhar
Pimenta a gosto para acompanhar qb
(*) ver Glossário


À diversão:
Preparando a Base da Moqueca.
Eu começo levando uma boa sartén ao fogo com (bem pouca) manteiga e azeite, espero aquecer e entro com a cebola e o salsão.
E vamos construindo os sabores. Entro agora com os talinhos tenros picados de coentro (opcional) e a cenoura. Deixo refogarem por mais uns minutos.
Entro com uma pitada de Old Bay (opcional), o leite de côco e o azeite de dendê. Mexo bem e deixo refogar mais um pouco.
Pra finalizar a base só falta o tomate. Entro, mexo bem, mais um minutinho e está pronta.
Nesse ponto podemos interromper o processo e retomar algum tempo mais tarde. Isso significa que podemos "adiantar" a moqueca e finalizar apenas quando convidados chegarem, já que o tempo de cozimento dos peixes e camarões é bem pequeno.
Base da Moqueca pronta!
Finalizando a Moqueca.
Retomando, no caso de ter sido interrompido, levanto fervura da base e entro com os cogumelos virados com os talinhos para baixo para facilitar o cozimento.
Já adiciono os anéis de cebolinha verde graúda.
E quase simultaneamente os camarões ocupando todos os espaços.
Com ajuda de uma colher, afundo levemente os camarões e os cogumelos. Deixo cozinhar por 3 minutos e provo o sabor e o sal. Ajusto, se necessário.
Não cubro de propósito para que evapore e concentre um pouco o molho.
Corto o fogo, deixo descansar uns 5 minutos e está pronta para servir!
Serve 4 pessoas.

O pulo do Chef: Do momento que se retoma a Base de Moqueca até terminar leva apenas aproximados 15 minutos. Recomendo não deixar mais que isso para que o ponto de cozimento dos peixes e camarões não passe do ponto. Caso contrário, tanto os peixes como os camarões ficarão prejudicados parecendo um tanto "emborrachados".
Eu gosto de servir com arroz branco, mas isso é a seu gosto. Pode ser com Pirão de Farinha de Mandioca preparado com parte do caldo ou farofa saborizada com dendê, por exemplo.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!