Eu já conhecia o neck de cordeiro, mas nunca havia pensado no neck bovino. Andando pelos mercados aqui da minha cidade encontrei esse corte! Nada melhor que conversar com açogueiros de mais idade e que mostra no contorno corporal o prazer de comer bem (não necessariamente caro)... e ali estava, bem a minha disposição, uma figura dessas, sempre falante e bem humorados.
Foi uma bênção falar com ele. Levei alguns pedaços... Andiamo alla ricetta...
1,5Kg de neck (pescoço) bovino
6 xícaras (café) de arroz comum
1 cebola média picada em cubinhos
4 talos de salsão picado
1 pimentão vermelho pequeno picado em cubos (opcional)
1 tomate maduro picado em cubos
Sal grosso qb
Sal comum qb
1 pitada generosa de Chimi Churri
1 pitada generosa de Páprica Defumada
2 colheres (sopa) de Shoyu
Azeite de oliva qb
Manteiga qb
Água quente (suficiente para cobrir tudo + 2 dedinhos)
Cebolinha verde picada qb
Parmesão ralado na hora qb
Legumes diversos assados para guarnecer (opcional)
À diversão:
De véspera, numa panela de pressão, selei todos os pedaços em pouco azeite, pouca manteiga e pouco de sal.
Quando ganharam boa cor juntei todos os demais ingredientes, exceto a cebolinha verde.
Cobri com água quente, fechei a pressão e deixei cozinhar por 45 minutos (até a carne soltar os ossos). Algumas vezes pode ser preciso mais um pouco de tempo.
Retirei os pedaços de carne, separei dos ossos e descartei.
Nesse processo a carne já fica em pedaços menores. Reservei refrigerado junto com o composto que restou do cozimento por uma noite.Na retomada no dia seguinte, removi a camadinha de gordura que fica sólida na superfície devido a baixa temperatura. Levei tudo ao fogo e deixei levantar fervura.
Juntei o arroz, ajustei quantidade de água e sal e deixei cozinhar 7x7x7.
Calma! Eu explico: 7 minutos de fervura em fogo médio/alto sem tampa, 7 minutos de fervura em fogo baixo com tampa e 7 minutos de descanso sem fogo com tampa.Finalizei com cebolinha verde picada e servi com parmesão e legumes assados (opcional).
Serve 6 porções de lamber os beiços. Bom apetite!
O pulo do Chef: Esse corte tem pouca gordura. Mesmo assim fiz o pré preparo de véspera para remover o excesso de gordura. Você pode usar uma concha grande cheia de gelo e mergulhar no caldo até a borda, sem deixar o caldo entrar em contato com o gelo. Assim, as gorduras irão grudando na parede externa da concha e se solidificando devido a baixa temperatura. Você vai removendo e descartando. No final, para dar um brilho, pode adicionar um pouco de manteiga para finalizar a receita.
Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!