Páginas

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Filé de Peixe branco marinado em Acerola com Lentilha Vermelha

Esse é um prato que ousa conferir aquele toque de acidez em filés de peixe brancos vindos da acerola, além de outras viadagens! É diversão pura! Vem comigo...

Alla ricetta...

Ingredientes:
2 filés de peixe branco (hoje é o Olho de Cão) com 150g cada
15 +/- acerolas maduras, limpas e esmagadas
2 xícaras (café) de lentilhas vermelhas
6 mini cebolas, descascadas, inteiras
4 cogumelos Portobello graúdos fatiados
4 tomatinhos cereja cortados ao meio
1 talo de salsão picado
Salsinha qb
1 colher (sopa) de manteiga
Azeite de Oliva qb
Sal qb

À diversão:

Eu esmago as acerolas para que liberem os característicos sucos ácidos das suas polpas. Cubro os filés, salgo suavemente e deixo repousar por uma meia horinha. (una mezz´oretta, como diria minha Nonna Concchetta).
Enquanto isso cuido da lentilha vermelha. Levo ao fogo um tanto de água suficiente para cobrir as lentilhas, saborizo com os talos de salsão, as mini cebolas, sal, azeite... Fico vigiando sem distração... caso contrário as lentilhas vão derreter e terei um purè! Isso eu não quero, não! O tempo de cozimento deles varia, mas leva cerda de 5 a 7 minutos. Cuidado!
Confiro a textura, interrompo o cozimento quando chegar no ponto que desejo, separo os sólidos para descartar, exceto as mini cebolas que entram no processo seguinte.
Levo uma sartén ao fogo com um pouco de azeite, passo rapidamente as fatias de cogumelos e os tomatinhos, salgo e reservo.
Na mesma sartén entro com as mini cebolas e as acerolas esmagadas da marinadinha. Entro com a manteiga, mais um pouco de azeite e com os filés cuidadosamente, pois são delicados, mais até que um amiguinho meu de Vinhedo! Ui!
Levanto o fogo e cubro a sartén para formar o vapor para o cozimento delicado que esses filés pedem!
Enquanto termina o cozimento delicado dos filés, começo a formar os pratos. Acomodo um tanto de lentilhas em cada um, rodeio com as mini cebolas, faço uma filinha de cogumelos ao lado e acomodo um filé. Cubro com as outras fatias de cogumelos, os tomatinhos, folhas frescas de salsinha e rego com o caldo que restou na sartén.
Pronto! Saúde!
Serve 2 porções. Bom apetite!

O pulo do Chef: o peixe branco pode ser aquele que você mais gostar ou aquele que seu peixeiro de confiança tiver de mais fresco. Esses comprei no Pão de Açúcar aqui de Valinhos que trabalha com  peixes frescos e controlam com rigor a qualidade. Eles aceitam super bem o cozimento no vapor.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!