segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Gnocchi com Rabada e Espinafre Refogado

Um prato leve, simples, saboroso e sofisticado, aliás a sofisticação está justamente na sua simplicidade. Uma potência de sabor, beleza e prazer!

Andiamo alla ricetta...

Ingredientes:
500g de rabada bovina magra
350g de batatas asterix red (duas batatas médias aproximadamente)
1 maço de espinafre
90g de farinha de trigo
Flores jovens de espinafre qb (separadas do maço)
Parmesão ralado na hora qb
Manteiga qb
Noz moscada ralada na hora
1 gema de ovo
Pasta concentrada de tomate qb
2 dentes de alho
1/2 cebola
Azeite de oliva qb
Sal qb

À diversão:
Eu coloco os pedaços de rabada numa panela de pressão aquecida com um traço de azeite. Selo os pedaços, junto sal, o alho e a cebola. Cubro com água e deixo cozinhar por 35 a 40 minutos. Depois de abrir precisa conferir a textura. Se necessário, cozinhar mais um pouco.

Enquanto a rabada  cozinha cuido das batatas. Cozinho com casca e uma pitadinha de sal. Vai levar uns 20 a 25 minutos. Reservo a água do cozimento. para cozinhar o s gnocchi.
Depois precisa descascar e amassar ainda quentes. Deixo amornar, tempero com sal, noz moscada, um pouco de parmesão ralado, manteiga, azeite, gema de ovo e trigo. Misturo tudo muito bem e avalio a  textura e o sal. Se necessário ajusto adicionando trigo e sal. Formo os gnocchi e reservo.

Enquanto as batatas cozinham, cuido do espinafre. Lavo, retiro as flores e reservo para decorar os pratos. Descarto os talos e levo as folhas para desmaiarem numa sartén com azeite, manteiga e sal. Reservo.

Retomo a rabada, separo dois pedaços com os ossos para decorar os pratos e retiro os demais ossos. Coloco esses pedaços numa sartén com um pouco do caldo do cozimento, ajusto o sal, junto um pouco de concentrado de tomates para melhorar a cor. O restante do caldo, guardo para outras preparações.
Simultaneamente, deixo ferver água do cozimento das batatas e cozinho os gnocchi.
Vou retirando e já colocando nos pratos com um tracinho de azeite no fundo de cada um deles.
Cubro com metade da carne, mais o molhinho. 
Acomodo um pedaço da rabada em cada prato. Junto as flores do espinafre.
Rego com um tracinho de azeite, polvilho o parmesão.
Sirvo imediatamente. Bom apetite!
Serve 2 porções.

O pulo do Chef: A quantidade de farinha de trigo deve ser entre 20 a 25% do peso das batatas. Isso é suficiente para dar a liga e não destacar o sabor de trigo. Com essa proporção é certo que o sabor das batatas estarão preservados. Afinal, os gnocchi são de batatas, não é mesmo? 

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!