domingo, 11 de fevereiro de 2024

Penne com Mexilhões e Aspargos

Um prato leve com um toque do mar pela presença dos mexilhões.

Andiamo alla ricetta...

Ingredientes:
160g de penne
150g de mexilhões sem casca
1 maço de arpargo (ponteiros e talos separados)
6 tomatinhos vermelhos
2 dentes de alho
Salsinha e manjericão qb
20 ou 30g de bacon suave
Azeite de oliva qb
Sal grosso qb
Sal qb

À diversão:
Levo cerca de 2 litros d´água ao fogo, salgo com sal grosso ao sabor do mar e deixo levantar fervura. Entro com os talos de aspargo e deixo branquear por 3 minutos. Retiro, escorro e reservo. Na mesma água em fervura entro com o  penne e marco o tempo de cozimento menos 1 minuto.

Numa boa sartén refogo o bacon com os ponteiros de aspargos, alho, azeite qb, sal ervas e os tomatinhos. Deixo o alho na sartén e reservo o restante.
Na mesma sartén entro com os mexilhões e refogo. Salpico com salsinha.
Entro com os talos branqueados.
Confiro o cozimento do penne. Escorro, coloco na sartén junto com um pouco da água do cozimento. Misturo bem, confiro o sal e ajusto.
Última salpicada de salsinha e está pronto.
Sirvo em 2 pratos para massa, decoro com os demais ingredientes reservados (ponteiros de aspargos, ervas e tomatinhos). 
Rego com um tracinho de azeite e sirvo imediatamente.

Serve 2 porções. Bom apetite!

Os pulo do Chef: Os mexilhões sem cascas são pré cozidos, então exigem pouco cozimento complementar. Como são pré cozidos, quase sempre já removeram os cabelinhos deles, mas sempre é bom conferir.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Paella pra Dois

Aqui está um preparo bem fácil e rápido de uma paella para duas pessoas. Se você, assim como eu, é um amante dos frutos do mar, ouso sugerir ter alguns pacotinhos congelados de frutos do mar diversos na quantidade adequada para duas pessoas. Podem ser já pré elaborados como os tentáculos cozidos de polvo, mexilhões pré cozidos, os calamares limpos e cortados em anéis e os camarões limpos de descascados deixando o rabo (bikini). Também ter disponível caldo preparado com as cascas e cabeças é uma boa alternativa.

Aproveitando que você está interessado e chegou até aqui, quero pedir um favor a você, caríssimo e prestigioso visitante. Um favor bem especial. Não chame esse prato clássico e símbolo da maravilhosa cozinha espanhola e do lindo país Espanha de "paeJa". Não, não, nunca faça isso a não ser que você queira ser confundido com um argentino desavisado e bairrista. Amo a Argentina, diferente de muitos brasileiros, trabalhei lá um bom tempo e tenho muitos amigos caríssimos por lá. A pronúncia correta e ÚNICA é como se um dos "Ls" pudesse ser substituído por um "H" no português, ou seja, "paelha". Isso, "PAELHA". Pronto, agora sim podemos seguir com o preparo divertido e saboroso.

Andiamo alla ricetta...

Ingredientes:
350g de camarões, calamares, tentáculo de polvo e mexilhões
2 xícaras (café) de arroz
4 mini cebolas
Algumas tirinhas de pimentões vermelho e amarelo
Caldo de peixe e/ou frutos do mar qb
Salsinha picada qb
1 envelopinho de açafrão moído
2 dentinhos de alho esmagados
Azeite de oliva qb
Sal qb

À diversão:
Eu levo uma sartén ampla e plana ao fogo com um traço de azeite, o alho e as mini cebolas. Passo os camarões rapidamente de cada lado e retiro. Salgo fora do fogo e reservo.
Sigo na mesma sartén adicionando mais azeite e entro com os anéis de calamares. Refogo bem, retiro, salgo fora do fogo e reservo. Aproveito e passo os tentáculos do polvo com os mexilhões regando com azeite e sal. Reservo.

Descarto o alho, mantenho as mini cebolas, volto com os anéis de calamares e o polvo. Adiciono um tanto de caldo, junto o açafrão, misturo bem e entro com o arroz. Deixo cozinhar em fogo médio por uns 10 minutos monitorando a quantidade de caldo.
Faltando uns 5 minutos para o final, junto a salsinha, acomodos os mexilhões, os camarões e as tirinhas de pimentão.
Retiro do fogo, cubro com um laminado de alumínio por 10 minutos e sirvo imediatamente.

Serve 2 porções. Bom apetite!

O pulo do Chef: Caso você queira produzir o Socarrat, aquela "pegadinha" dourada que forma no fundo da sartén quando o arroz carameliza, precisa levantar o fogo no finalzinho, monitorar bem sua formação e depois ajustar a quantidade de caldo antes de colocar para descansar. Boa sorte!

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF