domingo, 26 de maio de 2024

PASTÉIS DE BELÉM (reserva de famiglia)

Esses "pastéis" portugueses são bem especiais parta nossa "famiglia". A receita foi encontrada numa arca muito antiga numa cidadezinha da região do Porto e ninguém sabe exatamente sua idade. Minha Nonna Concchetta, nas suas andanças por Portugal, namorou um "Manuel" na sua juventude e compartilharam receitas e divertimentos... Sei lá, mas só Deus sabe o que rolou de verdade!

Bem, isso não interessa agora. Então só nos resta ir...

Alla moderna ricetta...

Ingredientes:
1 rolo de massa folhada Arosa
Manteiga qb para untar as forminhas
200g de açúcar
175ml de água
1/2 casca de um limão siciliano
1 pau de canela
25g de farinha de trigo
17g de maisena
250ml de leite integral
5 gemas
15 forminhas de alumínio

À diversão:
Unto as 15 forminhas com manteiga. Corto a massa no tananho suficiente para acomodar nas forminhas sem esticar muito. Deixo ali do lado.
Numa panela misturo o açúcar, água, casca do limão e o  pau de canela. Levo ao fogo alto e fervo por 5 minutos. Descarto a canela e a casca do limão. Deixo esfriar.
Numa outra panela misturo o trigo com a maisena, junto o leite e misturo bem. Levo ao fogo até engrossar, retiro do fogo e junto a calda anterior aos poucos.
Nesse composto, incorporo as gemas, uma a uma mexendo bem.
Encho as forminhas deixando espaco na altura para não derramar quando forem assados.
Levo ao forno pré aquecido a 250 graus por 15 minutos aproximadamente.
Os pastéis descolam facilmente das forminhas.
Bom apetite!

Rende 15 unidades

O pulo do Chef: Não fique tentado a untar as forminhas com margarina acreditando que "tanto faz". Não "tanto faz", não! As fórmulas das margarinas ganharam bastante água ao longo do tempo e isso vai fazer com que seus pastéis grudem nas paredes de alumíno e não vai soltar com facilidade depois de assados. Resumo do conselho: Use manteiga!

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!