segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Geleia de Ruibarbo

Esse tal de ruibarbo é uma planta muito rara aqui no Brasil, de aparência similar ao salsão com talos bem avermelhados e folhas maiores e tóxicas. Comum na Europa, mas de origem chinesa, tem muitas propriedades fitoterápicas... mas isso não interessa muito. O importante é que tem um aroma bastante herbáceo e bem característicos aos apreciadores dessas características. O emprego mais comum que conheço é na  produção de geleias para consumo comum e como acompanhamento de carnes suínas e parecidas, com sabor marcante e teor de gordula alto.

Alla ricetta...


Ingredientes:
8 a 10 talos de ruibarbo, sem os fiapos e picados em cubinhos

300g de açúcar branco
1 maçã Gala ralada grosseiramente com casca
1 laranja Pera, suas raspas e suco
30ml de vinagre de arroz
100 ml de água
1 pitada de sal

À diversão:
Misturo todos os ingredientes numa panela e levo ao fogo para cozinhar.
O processo de cozimento do ruibarbo é um pouco mais demorado que outros ingredientes mais conhecidos para geleia. Então, fogo baixo e monitorado.... vai  levar uns 30 ou 40 minutos.

Interessante reparar que os pedacinhos de ruibarbo vão ganhando características translúcidas na medida que vão cozinhando.

Quando ficar com uma textura encorpada, pare o cozimento e deixe esfriar para ver, de fato, a consistência. Se necessário, se ficar muito líquido, volte ao fogo por mais algum tempo, ou se ficar muito consistente, volte ao fogo e adicione um pouquinho de água. 
Isso tudo resulta 2 vidros de geleia de 150 a 200 ml.

Indicaro para servir com torradas, carnes, assadas de sabor potente e queijos azuis, fortes, como o gorgonzola, camenbert, etc.

O pulo do Chef: O corte é importante para que as fibras fiquem curtas e facilita o cozimento. Esse ruibarbo foi produzido aqui no Brasil com sementes trazidas de fora. Nosso clima não o melhor para que os talos ganhem a coloração caracterísca de vermelho forte, mas dá pra matar saudades e divertir.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF