quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Patê de Catupiry com Alho Negro

empresa que fabrica o Catupiry até fez um teste de mercado com esse patê industrializado, mas não voltou a distribuir. De fato o sabor não é para muitos, mas acredito que tenha um fator do preconceito. A primeira vista, a palavra ALHO remete ao sabor cítrico dele, mas com o alho negro não é assim. Ele lembra mais de ameixas negras secas que o alho propriamente dito.

Então, como a Catupiry não foi persistente, aqui vai a receita para os que gostaram.


Ingredientes:

150g de Catupiry

1 cabeça de Alho Negro no ponto ainda pastoso (Veja a receita AQUI)

Flor de sal marinho qb


À diversão:

Eu pico e  amasso os dentes de alho num prato, com ajuda de um garfo, de modo grosseiro. Junto o Catupiry e flor de sal e, igualmente de modo grosseiro, misturo tudo.

Transfiro para uma tigelinha, decoro com um dente inteiro e pronto!

Sirvo com torradinhas. Aliás, não  deixe de ver a receita aqui no Cozinha Ousada dessas Torradinhas Crocantes clicando AQUI.


O pulo do Chef: Misture o patê até que pareça pra você uma agradável textura. Também recomendo usar o Catupiry original, mas o patê é seu e eu não tenho nada com isso! Mais que isso... você pode ousar e agregar outros ingredientes como alguma castanha moída, ervas, etc. Boa diversão!

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Salada Waldorf

Uma salada clássica, simples, fresquíssima para os dias quentes ou para anteceder pratos fortes. Essa foi a entrada de um workshop que fizemos em 25/Nov/2024, seguido de um Repolho Recheado (os franceses chamam de Chou Farci) e depois uma Torta Folhada de Maçãs com sorvete de baunilha. Foi um show!

Alla ricetta...


Ingredientes:

5 maçãs verdes

10 talos de salsão

2 potinhos de iogurte natural

Maionese qb

Azeite de Oliva qb

250g de nozes

2 limões (suco e raspas)

Vinagre de maçã qb

Folhas de mini alface qb

Sal qb

À diversão:

Eu pego uma boa tigela e misturo o iogurte, a maionese, o azeite, o suco e as raspas do limão. Misturo bem e tempero com sal. Ajusto a textura com vinagre de maçã, se necessário e reservo sob refrigeração.

Descasco as maçãs, pico, coloco numa outra tigela e adiciono o suco do outro limão. Misturo bem.

Retiro os fios dos talos do salsão, pico e coloco na mesma tigela das maçãs. Pico as nozes em pedaços grosseiros.

Misturo o molho com as maçãs, as nozes e o salsão.

Enfeito cada prato fundo com as folhas de mini-alface nas laterais e acomodo uma porção da salada no centro de cada um deles.

Pronto.

Serve 10 porções numa sequência de prato principal e sobremesa.


O pulo do Chef: Outro dia um amigão meio viado me disse que viu essa salada com uvas e me perguntou se podemos adicionar outros ingredientes nela. Respondi que sim, mas tem apenas uma regrinha até bastante flexível. Se você adiciona algo, precisa compensar e retirar algo. Ele ficou confuso e me perguntou "como assim?". Respondi: Você adiciona as uvas e retira o nome Waldorf. Chame de Salada do Zé, por exemplo. Ficou meio puto - lembra que já era meio viado? 

Brincadeiras a parte, essa salada é um clássico, mas você pode adicionar outros ingredientes do seu gosto. Exemplo, as tais uvas. Eu também já vi assim. Com  uvas brancas e vermelhas e também com maçãs verdes e vermelhas... enfim, a salada é sua e pode fazer o que quiser.

Finalmente, prove essa salada com um bom espumante bem geladinho! Uma delícia de refrescância. Mais fresco do que aquele amigão meu curiodo e cheio de iniciativas, lembra?!

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF