Um prato que dispensa descrições... Foi praparado no workshop de 19/Dez/2024 em Valinhos e ficou mesmo de lascar!
Alla ricetta...
10 lombos de bacalhau dessalgado de 300g cada
40 mini batatas descascadas
30 mini cebolas descascadas
30 mini tomates com as cascas furadas
Alguns dentes de alho inteiros
500ml de azeite EVO
Cheiro verde picado qb
Sal qb
Farinha Panko qb
Antes de começar, cada pedaço foi cuidadosamente revisado e teve as espinhas desnecessárias removidas. Depois colocados numa forma de alumínio forrada com papel Dove e inundado de azeite. Descansou 2 horas.
Entrou em formo pré aquecido a 200 graus protegido com uma folha de papel laminado de alumínio. Assim que o azeite borbulhou a temperatura foi reduzida para 160 graus e permaneceu por mais 30 minutos. Retirado para o merecido descanso e removido do azeite.Ao mesmo tempo levamos as mini batatas e as mini cebolas para um pré cozimento em água salgada. De 3 a 5 minutos as mini cebolas e de 10 a 12 minutos as mini batatas. Escorremos e reservamos.
Numa caçarola colocamos o azeite que confitou o bacalhau e adicionamos as mini batatas e as mini cebolas e alguns dentes de alho. Levamos ao fogo até borbulhar, baixamos o fogo e adicionamos os mini tomates. Monitoramos a textura e o ponto de sal.
Nesse tempo, cobrimos os lombos com farinha Panko levemente salgada e voltamos ao forno para gratinar a 180 graus apenas com calor superior.
Assim que douraram transferimos um lobo em cada um dos 10 pratos. Ao lado acomodamos 4 mini batatas, 3 mini cebolas e 3 mini tomares em cada um. Regamos os legumes com o caldo emulsionado naturalmente pela presença do amido das cebolas e batatas. Polvilhamos pouco cheiro verde e servimos.
Serve 10 porções. Bom apetite!
O pulo do Chef: importantíssimo a presença do amido no cozimento dos legumes para emulsionar o azeite. Uma atenção especial é necessária com os tempos de cozimento diferentes de cada ingrediente.
Os retalhos resultantes da revisão e remoção das espinhas desnecessárias podem e devem ser aproveitadas. Nesse caso fizeram parte de um excelente preparo: Punheta Portuguesa - Clique AQUI ou sobre o nome da receita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!