Uma salada clássica, simples, fresquíssima para os dias quentes ou para anteceder pratos fortes. Essa foi a entrada de um workshop que fizemos em 25/Nov/2024, seguido de um Repolho Recheado (os franceses chamam de Chou Farci) e depois uma Torta Folhada de Maçãs com sorvete de baunilha. Foi um show!
Alla ricetta...
5 maçãs verdes
10 talos de salsão
2 potinhos de iogurte natural
Maionese qb
Azeite de Oliva qb
250g de nozes
2 limões (suco e raspas)
Vinagre de maçã qb
Folhas de mini alface qb
Sal qb
Eu pego uma boa tigela e misturo o iogurte, a maionese, o azeite, o suco e as raspas do limão. Misturo bem e tempero com sal. Ajusto a textura com vinagre de maçã, se necessário e reservo sob refrigeração.
Descasco as maçãs, pico, coloco numa outra tigela e adiciono o suco do outro limão. Misturo bem.
Retiro os fios dos talos do salsão, pico e coloco na mesma tigela das maçãs. Pico as nozes em pedaços grosseiros.
Misturo o molho com as maçãs, as nozes e o salsão.
Enfeito cada prato fundo com as folhas de mini-alface nas laterais e acomodo uma porção da salada no centro de cada um deles.Pronto.Serve 10 porções numa sequência de prato principal e sobremesa.
O pulo do Chef: Outro dia um amigão meio viado me disse que viu essa salada com uvas e me perguntou se podemos adicionar outros ingredientes nela. Respondi que sim, mas tem apenas uma regrinha até bastante flexível. Se você adiciona algo, precisa compensar e retirar algo. Ele ficou confuso e me perguntou "como assim?". Respondi: Você adiciona as uvas e retira o nome Waldorf. Chame de Salada do Zé, por exemplo. Ficou meio puto - lembra que já era meio viado?
Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!